Lúcia Furtado LuF

Lúcia Furtado é poeta paulista, nascida em 64. Teve os primeiros contatos com a poesia ainda na infância. Aos 12, escreveu seu primeiro poema e um tanto mais pra frente, nos anos 80, cursou Letras na Unesp. Mais tarde, se especializou em redação publicitária e identificou-se com a Comunicação Social, carreira na qual se consolidou. Hoje, Lúcia Furtado assume a poesia como seu principal ofício.

Seu trabalho flerta com o Concretismo e busca a concisão em nanopoemas visuais; mas os versos livres, de palavras refinadas são sua marca. A poeta se auto-define como ‘orgânica’. Outra forte característica da autora é sua militância de esquerda pode ser notada em “versos de ordem”, muitos deles projetados em diversas capitais do país através da rede Projetemos, em um estilo que define como ‘poética política’.


"Considero a poesia da Lúcia Furtado (LuF) inovadora, não só pelo conteúdo expressivo e necessário, mas pela forma de fazer. As peças visuais e concretistas da autora não passam pelo papel e nem por softwares de digitação, como word e afins… Os dedos da autora deslizam pelo touch screen do celular, enquanto manipula as funções da meta plataforma Instagram. Isso é revolucionário!”

— Jéssica Iancoski. Editora-chefe do Toma Aí Um Poema.